Osni narra Vinicius Moraes

Autora: professora Lígia Daniela da Costa, 4ºB

Durante as atividades realizadas nos dias 16 e 17 de maio, os alunos do 4º B realizaram atividades sobre o dia do Patrono.  O nome da escola homenageia um ilustre professor que trabalhou em nossa cidade, conquistando títulos e melhorias por todos os caminhos que trilhou em benefício a educação pontagrossense. 

Um dos objetivos desta atividade é manter sempre viva a história do Patrono Professor Osni Vilaca Mongruel e festejar a sua história através de declamações poéticas escritas por Vinicius de Moraes. 
Portanto, os alunos iniciaram as atividades no 1º dia com leituras de textos, roda da conversa, transformando as informações em entrevista jornalística e no 2º dia, declamaram a poesia “O girassol” para a família Mongruel e toda a comunidade presente que vieram prestigiar a história do nosso patrono e os talentos dos nossos alunos. 

Cito também, que todos os funcionários, coordenadores, professores, demais alunos da escola, incluindo pais, contribuíram com muita dedicação a sua homenagem para o nosso homenageado patrono.

Uma das partes importantes desta atividade, concluímos que cada um de nós, principalmente os alunos, revelam e futuramente poderão deixar as suas contribuições as novas gerações, e que outros alunos também lembrarão dos seus títulos, das suas conquistas, indo além da cultura  dos Campos Gerais.

Texto Informativo

A origem do nome da escola
A nossa  escola recebeu esse nome em homenagem ao Professor Osni Vilaca Mongruel, que nasceu em 13 de maio de 1933. Filho de Altair Vilaca Mongruel e Ana Luiza Mongruel e casado com Neiva Ferreira com quem tiveram cinco filhos: Ana Luiza, Osnara, Regina, Madelon e Osni Junior.

O professor Osni foi uma pessoa importante para a educação em nossa cidade, continuou com brilhantismo a missão de seu pai, o Sr. Altair Mongruel na Sociedade Educacional Prof. Mongruel – SEPAM.
Fez   curso primário na escola de Aplicação completando seus estudos no Colégio Regente Feijó, Ginásio Pontagrossense, Escola Técnica de Comércio Pontagrossense e Universidade Estadual de Ponta Grossa onde se formou cirurgião dentista. 

Entre os seus títulos estão registrados: Carta Patente de Exército  Nacional, Secretário pela C.A.D.E.S., professor de Ciências  Físico-biológicas, diretor qualificado pelo MEC, fundador e 1º secretário do D.A. Coelho e Souza, Diretor do Ginásio Pontagrossense de Tempo Reduzido “Professor Altair Mongruel”, certificados da ADESG, 1971 e 1974., Faculdade Estadual de Odontologia de Ponta Grossa e, na mesma faculdade, auxiliar de ensino da cadeira de Fisiologia, Regência da Cadeira de Higiene Odontológica Preventiva. Foi regente da disciplina de Semiologia Clínica do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cirurgião dentista formado em 1956 pela 1ª turma da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa. Desde 1971 dedicou-se ao magistério no curso de odontologia da UEPG, Professor de Ciências da “Academia” fez crescer a escola de seu pai Altair Mongruel. 

Professor Osni Vilaca Mongruel,  contribuiu  para o engrandecimento da comunidade da qual fez parte. Faleceu em 30 de maio de 2001.








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Agentes mirins

Identidade e diversidade