Maio Amarelo

Professora Catarina Aparecida Almeida, 4 ª ano A. Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel


A temática surgiu de encontro de dois momentos, o primeiro foi que um dos alunos da turma do 5º ano de nossa escola sofreu um acidente onde infelizmente, foi atropelada por não olhar para a rua antes de atravessar, no segundo tivemos infelizmente uma perca de uma antiga professora da escola que acabou se envolvendo em um engavetamento na BR- 376, situações simbólicas para abordar a informação sobre boas condutas no trânsito tanto para os pedestres como condutores.

Para compreender o tema os alunos assistiram um vídeo sobre Maio Amarelo, onde foi possível aprender sobre os meios de prevenção no trânsito. No segundo momento os alunos tiveram acesso a jornais online e puderam pesquisar reportagens que falassem sobre acidentes e imprudências no trânsito para que entendessem melhor as causas mais frequentes.

Depois a professora abriu uma roda de conversa para discutir sobre o que leva as infrações no trânsito, sobre regras de circulação e segurança, sobre o estacionamento de veículos nas proximidades da escola, o uso do cinto de segurança para aqueles que vem de automóvel até a escola.

Em seguida foi dividido a turma em grupos para montar o jornal da turma com essas informações que teve como objetivo distribuir entre as turmas da escola e alertar sobre a importância do tema. Para a montagem foi selecionado pelos alunos três reportagens sobre acidentes no trânsito com diferentes causas e em conjunto as medidas preventivas, onde elencava a direção defensiva; manutenção do automóvel; sinalização, a combinação perigosa álcool e direção e principalmente nos dias atuais e o uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirige.

Os alunos foram até as outras turmas e apresentaram sobre o Maio amarelo explicando que é um mês de conscientização sobre os cuidados no transito e o que devemos fazer para sermos bons pedestres e podendo também repassar o que aprenderam na escola a família e conhecidos disseminando a consciência nas ruas.

Nesse momento houve uma importante troca sobre as experiências já vividas pelos alunos através de relatos orais.

Segundo o aluno do 2º ano seu pai se envolveu em um acidente pois um o motociclista avançou o sinal vermelho. Outra aluna do 1º ano relatou que seu pai devido à ausência de manutenção no carro ele acabou atingindo um poste de eletricidade. O aluno do 3º ano contou que estava na calçada onde o carro acabou o atingido e não prestou socorro.

A própria aluna que despertou a temática que foi abordada na sala do 4º ano relatou que não conhecia tantos meios de prevenção no trânsito.

Estes relatos mostraram aos alunos do 4º ano que a conscientização sobre o trânsito, não somente no mês de maio, é importantíssima o que deve ser algo sempre trabalhado.

Para abordar de uma outra forma esse tema tão importante alguns alunos que foram selecionados fizeram uma simulação do jornal falado que contou com apresentador, reporte e cinegrafista. Com isso os alunos puderam vivenciar a experiência televisiva passando não somente no jornal impresso mais também outros tipos de transmissão da informação.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agentes mirins

Osni narra Vinicius Moraes

Identidade e diversidade