Defensores de inclusão

Professora Ediane Antunes de Menezes, 5° ano A. Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel.

No dia 2 de abril, os alunos do 5° ano A, sob a supervisão da Professora Ediane Antunes de Menezes, os estudantes desenvolveram atividade, em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, incluiu estudos, relatos pessoais, materiais audiovisuais e confecção de cartazes.

Os alunos da Escola Osni discutiram a importância de conhecer aspectos do transtorno do espectro autista, respeitar as diferenças e promover a inclusão. Ao abordar o tema, os alunos compartilharam experiências, levantaram questionamentos, apresentaram algumas soluções para realizar a inclusão efetiva. Essa vivência promoveu reflexão sobre características, necessidades e desafios das pessoas com Transtorno do espectro autista. Ressaltou-se a importância de respeitar e valorizar a diversidade, ações essas que devem ser realizadas diariamente, não somente em datas que celebram a conscientização.

Os alunos realizaram cartazes informativos e educacional que destacam aspectos importantes do autismo. Os alunos demonstraram interesse ao elaborar os cartazes, demonstraram dedicação, buscaram transmitir de forma clara e acessível as informações para a comunidade escolar.

A conscientização sobre o autismo é fundamental e necessária para promover uma sociedade mais inclusiva e empática. Ao informar os alunos sobre o autismo, combatemos estereótipos e reduzimos estigmas. Isso aumenta a empatia e contribui para um ambiente mais inclusivo e compassivo, valorizando cada pessoa como ela é. Esse trabalho não se resume apenas sobre reconhecer o autismo, mas também celebrar a singularidade e o talento das pessoas no espectro. É preciso criar uma cultura que celebre a diversidade em todas as suas formas.

Essa iniciativa promoveu o conhecimento e cultivou uma cultura de respeito, empatia e valorização da diversidade em nossa comunidade escolar. Contribuiu para fortalecer valores essenciais, formando cidadãos mais conscientes, tolerantes e respeitosos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agentes mirins

Osni narra Vinicius Moraes

Identidade e diversidade