Dengue em foco: a escola no combate ao mosquito.

Professora Camila Oriette Rennó Rodrigues da Silva, 4º ano B. Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel.

No dia 15 de março de 2024, os alunos do 4º ano B, realizaram um trabalho de campo em torno da escola, para o combate ao mosquito da dengue , com a intenção de eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegipty.

O trabalho teve início com a apresentação de textos informativos, vídeos educativos, reportagens dos meios de comunicação, entre outros. Posteriormente foi desenvolvido pela turma, cartazes de conscientização expostos em diversos lugares de fácil acesso escolar. Também realizamos a confecção de panfletos para a distribuição e a conscientização da comunidade, onde o educando reside.

Realizamos uma coleta de dados, através de uma entrevista com a comunidade escolar, onde ficou evidente que pelo menos alguém da família, ou algum conhecido já teve esta doença. Torna-se evidente que, por mais esforços e ações de conscientização realizados por órgãos públicos, a erradicação desta doença ainda não será possível, pois nem todos tem a consciência que a dengue é uma doença que pode levar a morte e que a melhor maneira é a eliminação de focos .

Como culminância do trabalho realizamos uma ação em campo em torno da escola e pudemos observar e visualizar , que a população ainda descarta lixo que pode ser reaproveitado, em campos abertos e até mesmo no quintal , contribuindo assim para a proliferação deste mosquito.

Ressalto que, nós educadores conscientizamos nossos alunos no quesito ao descarte correto de produtos recicláveis, contudo observamos que não são todos os bairros que possuem um local apropriado para o descarte e recolhimento de certos produtos como móveis, eletrônicos e sobras de construção.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agentes mirins

Osni narra Vinicius Moraes

Identidade e diversidade