Identidade e diversidade

Professora Ediane do Rocio Antunes de Menezes, 5° ano A .Escola Municipal Professor Osni Vilaca Mongruel.

O propósito deste projeto é criar um espaço de diálogo e reflexão, proporcionando para os alunos da Escola Municipal Osni Vilaca Mongruel, expressarem suas opiniões e serem ouvidos, capacitando o individuo a valorizar tanto as semelhanças como diferenças, através de oficinas de Identidade e diversidade.

Organizamos uma roda de conversa estimulante onde os participantes foram convidados a refletir sobre como são percebidos por diferentes partes de suas vidas: Família, escola e amigos. Durante esse encontro, cada aluno teve a oportunidade de expressar suas percepções e experiências, compartilhando como se veem dentro desses contextos.

A dinâmica da conversa incluiu um exercício, no qual os participantes foram convidados a representar visualmente, em uma folha de papel, suas percepções sobre como são vistos por esses grupos. Esses processos proporcionou uma oportunidade valiosa para explorar a autopercepção e as percepções dos outros, incentivando a reflexão sobre as dinâmicas das relações familiares, escolares e de amizade.

Através dessa atividade, buscamos promover uma maior compreensão das relações interpessoais e encorajar uma maior empatia e compreensão mútua entre os participantes, enfatizando o respeito a diversidade.

Ao compartilhar suas percepções e experiencias, os estudantes não apenas se sentiram ouvidos e compreendidos, mas também se conectaram de maneira mais profunda uns com os outros.

Através dessa troca aberta e honesta, foi possível construir laços mais fortes e solidários entre os membros do grupo. As diferentes perspectivas e vivências compartilhadas enriqueceram a experiencia coletiva, promovendo uma maior

Além disso, o ambiente de apoio criado durante a roda de conversa incentivou os participantes a explorarem suas identidades de forma mais autêntica e confiante. Ao se sentirem acolhidos e valorizados, os indivíduos puderam expressar-se livremente, contribuindo para um clima de confiança e colaboração.

Dessa forma, o resultado dessa atividade não se limitou apenas a colaboração e confiança,mas transcendendo para o fortalecimento dos laços interpessoais e o cultivo de um ambiente de respeito e compreensão mútua. Contribuindo com a promoção do bem-estar emocional e no desenvolvimento de relações saudáveis dentro do grupo.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agentes mirins

Osni narra Vinicius Moraes